PROGRAMA VEREADOR JOVEM

O Programa VEREADOR JOVEM/ESCOLA VAI À CÂMARA foi criado em 2007 por iniciativa do então Ver. João Carlos Arcego que apresentou o Projeto de Lei Legislativo nº 05/2007, que "Cria o Programa VEREADOR JOVEM/ESCOLA VAI À CÂMARA e dá outras providências", o qual teve aprovação unânime do plenário e posteriormente sancionado pelo Poder Executivo Municipal através da Lei Municipal nº 1.758/2007, em 07 de dezembro de 2007.

Realizado em parceria com a Escola Estadual de Educação Básica Luiza Formighieri, o Programa tem Regimento Interno e Calendário de Atividades específicos e tem como objetivo promover a interação entre a Câmara Municipal de Vereadores e a comunidade em geral através das escolas, além de proporcionar circulação de informações nos educandários sobre as atividades do Legislativo Municipal, possibilitando aos alunos a experiência e o despertar para a política e contribuindo para a formação de sua cidadania. Ainda, fazer com que a comunidade e a escola fiquem por dentro dos problemas que mais afetam a comunidade painfilhense, bem como conhecer o papel dos poderes Executivo e Legislativo do município.

Para concorrer a uma vaga, os alunos deverão estar cursando desde a 8ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, sendo as eleições realizadas junto às dependências da Escola Estadual de Educação Básica Luiza Formighieri, onde votam alunos desde a 5ª série do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio, sendo que, quando possível, é realizada com urna eletrônica.

Os vencedores são diplomados e empossados em sessão solene realizada dentro das festividades da Semana do Município no mês de março, assumindo o mandato de 01 (um) ano, cuja Mesa Diretora é previamente escolhida pelos seus componentes.

Desde o início do Programa, foram apresentadas e aprovadas inúmeras Indicações, bem como alguns Projetos de Leis, as quais mostram a criatividade e o interesse dos jovens vereadores para com o bem comum, tanto no espaço escolar como na comunidade em geral. As matérias são posteriormente encaminhadas ao Executivo Municipal, sendo muitas delas, executadas.

Dentro do Calendário de Atividades, consta a realização de 03(três) sessões ordinárias, reuniões com a Mesa diretora da Câmara, com o Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais, bem como uma viagem à capital gaúcha, Porto Alegre.

Também é escolhido a cada edição o Vereador Jovem Destaque, vencendo o que maior pontuar nos quesitos: participação, pontualidade, desempenho, criatividade e postura.