VEREADOR JOVEM

Idealizado pelo então Ver. João Carlos Arcego, o Programa VEREADOR JOVEM/ESCOLA VAI À CÂMARA teve início no ano 2007 com a aprovação unânime do Projeto de Lei Legislativo nº 05/2007, de 04 de dezembro de 2007, que “Cria o Programa VEREADOR JOVEM/ESCOLA VAI À CÂMARA e dá outras providências”, o qual foi sancionado pelo então Prefeito Municipal Paulo Henrique Baggio, tornando-se a Lei Municipal nº 1.758/2007, de 07 de dezembro de 2007.

O Programa é coordenado pela Câmara de Vereadores e realizado anualmente em parceria com a Escola Estadual de Educação Básica Luiza Formighieri, possui Regimento Interno e Calendário de Atividades próprios e tem como objetivo promover a interação entre a Câmara Municipal de Vereadores e a comunidade em geral através da escola, possibilitando aos alunos conhecer melhor o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo do município, além de proporcionar circulação de informações sobre as atividades do Legislativo Municipal e, desta forma, possibilitar aos alunos a experiência e o despertar para uma política participativa, além de contribuir para a formação de sua cidadania.

Para participar do Programa, o aluno deve atender ao disposto no Regimento Interno, ou seja, estar cursando desde o 9º (nono) ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio.

As eleições ocorrem geralmente no mês de novembro junto às dependências da Escola Estadual de Educação Básica Luiza Formighieri, onde votam alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e os Vereadores Jovens são empossados pelo Presidente da Câmara em Sessão Solene dentro da programação da Semana do Município.

Já a eleição da Mesa Diretora acontece previamente na primeira reunião dos jovens legisladores com a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, a Coordenadora do Programa e uma representante da escola parceira.

No Calendário de Atividades, previamente programado, constam a realização de 03 (três) sessões ordinárias, reuniões com a Mesa Diretora da Câmara, com o Prefeito, Vice-Prefeito e Secretariado Municipal, culminando, no final do ano, com uma viagem a Porto Alegre para visita à Assembleia Legislativa e outros locais culturais e de lazer.

Nas sessões, são apresentadas Indicações ao Poder executivo Municipal e à escola parceira, bem como Projetos de Leis que não gerem gastos, os quais são repassados ao Executivo para execução, se acatados.

Também, no decorrer do ano os Vereadores Jovens são avaliados nos quesitos: pontualidade, participação, desempenho, criatividade, oratória e postura, onde o que mais pontuar receberá o diploma de VEREADOR JOVEM DESTAQUE.